Amigos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Chico Balanceado



Essa receita sempre me pareceu um doce sem graça, porém eu sempre gostei, e na primeira vez que resolvi fazer, deu nisso.
Gostoso, fácil e com ingredientes que com certeza não faltam em nossa dispensa.

Ingredientes:
Para o Creme:
- 1 litro de leite
- 3 gemas (peneiradas)
- açúcar (à gosto)
- 5 colheres de sopa de amido de milho
Para a Calda Caramelizada
- 2 xícaras de açúcar
Para o merengue:
- 3 claras em neve 
- 3 colheres de sopa para cada clara
- Raspas de limão (opcional)
Extra:

- 2 bananas cortadas em fatias bem finas
- canela em pó (opcional)



Modo de Preparo:
Comece pela calda caramelizada: colocando as 2 xícaras de açúcar em uma panela e em fogo baixo esperar o açúcar ir derretendo. Não é necessário mexer com a colher, mas precisa ficar cuidando para não queimar, mexendo levemente a panela. Quando a calda estiver pronta coloque-a imediatamente sobre o refratário onde você vai fazer o doce, espalhe bem. Assim que secar, distribua as rodelas de bananas sobre todo o caramelo e se desejar polvilhe canela em pó.

Para o creme: misture todos ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar, a quantidade de açúcar é à gosto, eu coloco bastante porque gosto bem docinho. Quando estiver fervendo deixe alguns minutos e desligue. Espere dar uma esfriada para colocar delicadamente no refratário por cima das bananas.
Nota: Se desejar pode colocar leite condensado neste creme ao invés do açúcar, mas a intensão aqui é justamente fazer com tudo bem simples.

Para o merengue: bata na batedeira as claras e quando estiver em ponto de neve, acrescente aos poucos o açúcar e espalhe sobre o creme branco que já deve estar frio. Polvilhe canela e as raspas de limão para decorar. Leve ao forno até dourar o merengue, depois espere esfriar e leve à geladeira para servir bem gelado.

Um comentário:

  1. Muito bom, vou fazer pra amanhã no Dia dos Pais! Abração.

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!