Amigos

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Passeio em Itapuã, Viamão/RS

Estou aos poucos conhecendo minha nova cidade, que além de histórica é grande e bonita. O que falta em Viamão é investimento, mas quando se trata de política a coisa fica feia em qualquer cidade.

Bem, vou explicar um pouquinho como funciona o PARQUE ESTADUAL ITAPUÃ, pois na primeira vez que fomos, era um domingo e saímos tarde e chegando lá encontramos na portaria a seguinte placa: LOTADO! 
Isso mesmo, existe um controle do número de pessoas para cada praia, se não me engano limite é de 350 pessoas por praia - e isso é ótimo. Atualmente estão aberta as praias Da Pedreira e das Pombas.  
Neste último final de semana fomos no sábado e saímos cedo e chegamos lá por volta das 8h, e já tinha em torno de uns 30 carros na nossa frente esperando a abertura do parque, que só abre às 9h.

Chegando próximo às 9h, os funcionários distribuem senhas para a praia que você deseja ir, em nosso caso fomos na Praia da Pedreira. Quando os portões se abrem, a venda dos ingresso que atualmente está no valor de 5,13 por pessoa (crianças até 10 anos não pagam) é feita antes da entrada das praias. 

Ainda tem outro funcionário que passa entregando uma sacolinha de lixo e informando sobre algumas orientações do parque, o que é permitido e o que não é permitido.

Na outra guarita de entrada da praia escolhida é feito uma revista nos carros, pois alguns objetos como fogareiro, churrasqueiras portáteis são proibidos dentro do parque, este ficam recolhidos na guarita e na volta a pessoa pega de volta. 

Já no parque anda-se em torno de uns 2km de carro por uma paisagem incrível, e quando avistamos ao longe a lagoa dos patos a emoção é única

Existe um estacionamento próprio e fica longe das churrasqueiras, o jeito é um descer na frente e ir correndo guardar um lugar - foi o que minha sogra fez. Depois tem que levar toda a tralha a pé até a churrasqueira escolhida em meio a natureza exuberante... Todas ficam próximas à praia e estão disponíveis por ordem de chegada e podem ser compartilhada.
Apesar de ser cansativo essa ida e volta, acho que este sistema preserva muito a natureza.

Com o acampamento montado, aí é só curtir mesmo, cuidando claro para não deixar lixo, pois em cada churrasqueira existe dois latões próximos separados em seco e orgânico.
Durante todo o dia os guardas passam fiscalizando alguma irregularidade.
É um lugar para descansar, curtir a natureza e ser feliz
Apesar de toda a beleza e exuberância, vi muitas pessoas reclamando sobre as regras do parque, que vou descrever aqui e que concordo plenamente, ainda acho que a taxa de entrada poderia ser maior.

Abaixo o cópia do papel que é entregue na entrada:

VOCÊ ESTÁ EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
PENSANDO NA SEGURANÇA DOS VISITANTES E NA CONSERVAÇÃO DO PARQUE SIGA AS NORMAS ABAIXO:

É PERMITIDO:
- Entrar na trilha somente som um "Monitor do Parque" desde que estejam usando um calçado fechado e calça comprida.
- Banhar-se nas áreas demarcadas
- Guarda-sol somente na areia da praia
- Somente bóias de braço, em caso de crianças, devem estar acompanhadas dos pais
- Piscina infantil somente sobre a areia ou terra.

NÃO É PERMITIDO:
- Jet skys, pranchas, caiaques, etc
- Circulação nas pedras
- Circular de Bicicleta e jogar bola no parque 
- Alimentar animais do parque
- Coletar qualquer vegetação
- Pendurar quaisquer objetos nas árvores
- ingressar no parque com lenha, utilizar gravetos e/ou materiais do parque para inicio de fogo
- Uso de churrasqueiras portáteis e fogareiros a gás
- Som alto
- Entrada de animais domésticos 
- Pular dos trapiches
________________________________________________________________________

Para maiores informações: http://www.bemtevibrasil.com.br/itapua.htm

É importante destacar que é necessário levar a própria alimentação, pois o único local que vende alguma coisa é fora do parque. Lá não há restaurantes, bar, lancheria, nada disso, por isso vá prevenido.
Não levamos rede pois sabíamos que não podia amarrar nada nas árvores, mas próximo às churrasqueiras existem suporte para rede de descanso pra quem se aventurar se deitar debaixo das árvores, coisa que eu não faria por medo dos bichos nativos (aranhas e afins).

Confesso que foi um lindo dia de descanso, prazer, contato com a natureza e muita diversão., além claro de um delicioso churrasco preparado pelo meu pai...

Informações direto do parque através destes contatos:
E-mail: cv-itapua@sema.rs.gov.br, duc-defap@sema.rs.gov.br
Fone: (51) 3494-8082 / 3494-8083 / 3288-8109



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!