Amigos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Filhos são do Mundo


Quando li o texto abaixo pela primeira vez, me debulhei em choro pensando na Isabela... Quando li a segunda vez também chorei com a realidade de que ela vai crescer e que nossa casa, seria apenas uma casa de passagem...
Quando li pela terceira vez além de chorar pensei no tempo que é cruel e passa depressa demais, deixando para trás nossas crianças sem ao menos esperar que nos acostumemos com a ideia de que elas realmente não são nossas, são presentes de Deus concedidos à nós para devolver-lhe um dia com a missão cumprida, criar filhos para Deus...
Já até sinto falta de quando eu colocava minhas filhas debaixo do braço e levava para onde eu queria... Eu ainda posso fazer isso, mas já sofro  por quando eu não puder mais...

Na foto acima, um bebê que já não tenho mais, Isabela com 10 meses mamando... Hoje ela esta com 1 ano e 7 meses e isso me apavora!

Segue o texto, separe um lencinho se você for boba e apaixonada que nem eu...


Filhos são do mundo (José Saramago)


Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.

E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão,início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!
"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

José Saramago

Um comentário:

  1. Ai Rita tambem me apavora viu, o Caio ja esta com 9anos, e parece que foi ontem que estava dando papa na boca, dando de mamar, sinto falta disso tudo, agora com a Mariana, tenho um tanto medo do futuro, queria que o tempo parece e voltasse a andar quando a minha Mariana ja estive mais desenvolvida...meu pai dizia assim que gostaria de existisse um injeção que pudesse aplicar nos filhos e ficariam sempre pequenos hehehe...hoje eu entendo muito ele..beijcoas!!!


    Ta linda a Isabela!!!

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!