Amigos

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um novo armário para o Espaço da Isabela


Esse armário era da antiga cozinha da minha mãe. Minha irmã Daniela resolveu pintá-lo pois iria usar, porém não fez uso e o mesmo estava jogado na garagem cheio de tralhas. Até que grudei o olho nele e pedi pra minha mãe, pois ficaria ideal para guardar os jogos e brinquedos da Isabela. Pensei em pintá-lo de rosa e lilás, mesma cor da estante, mas achei que este amarelo estava lindo. Só queria dar um toque mais feminino, afinal serão duas princesas reinando por aqui. Então com ajuda da primogênita, resolvemos dar umas graças no armarinho...


Muita concentração na hora de pintar a mãozinha e carimbar, afinal tem que significar pra ela, não adianta ficar só do jeito que a mamãe quer.


Ela fica numa felicidade estonteante quando se vê fazendo as coisas independente. Aqui ela mesma pintou as mãozinhas...


E carimbou por todo o armário, do jeitinho dela, inclusive apertando os dedinhos para fixar bem a tinta.


E leva muito à sério seu ofício. Sabe que pra ficar bonito tem que ter o toque dela.


E não é que ficou uma graça mesmo! Mãos espontâneas, nada de exatidão, apenas criatividade e liberdade.


E com os brinquedos e jogos em cima deu um ar tão pedagógico (fico devendo a foto, mas vai aparecer em outras postagens)... 
Ela amou e ficou lindo seu cantinho. Aos poucos vou colocando as novas alterações para partilhar e dar idéias pra quem deseja ter um espaço assim em casa e não precisa ser muito grande não, aqui o espaço ficou um pouco maior porque nossa sala é exagerada mesmo, mas tem muitos blogs e imagens pela net que compartilham ideias de cantinhos lindos e pequenos.

Para Montessori, "as crianças são talentosas, curiosas e criativas quando trabalham com algo que prende seu interesse e que elas mesmas escolheram explorar. A criança precisa ter  um espaço onde ela tem autonomia para agir e responsabilidades com que arcar. Desta forma, a proposta montessoriana é que a criança aprenda a viver em comunidade, de modo maduro, ajudando os menores, guardando os brinquedos depois de brincar, limpando o que sujar, sabendo esperar, respeitando e sendo respeitada. O espaço montessoriano é um pequeno “meio ambiente” com o máximo de recursos possível, pois acredita-se que a criança constrói seu conhecimento por meio da percepção, explorando e manipulando objetos com liberdade, trabalhando sozinha ou em grupo, sem prejudicar os outros nem estragar nada, e devolvendo o material que estiver usando ao seu devido lugar após finalizar seu trabalho. (Texto com adaptações minhas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!