Amigos

domingo, 3 de março de 2013

Projeto Páscoa 2013


Esse ano é de fato o ano que a Isabela mais vai entender a comemoração da Páscoa, porém eu nunca quis contar histórias de coelhos e papais noéis, sem falar o verdadeiro sentido destas datas.
E fiquei muito tempo pensando e pesquisando sobre como trabalhar a "Ressurreição de Jesus" com ela, pois o Natal é bem mais fácil a compreensão.

No grupo Montessori para Mamães, do facebook, descobri várias atividades e ideias que me inspiraram a fazer uma semana de preparação para a Páscoa e quero dividí-las  aqui com vocês, pois a semana da Páscoa é muito importante para nós cristãos. Como sou cristã católica, montei o projeto baseado nas minhas crenças e de acordo com as celebrações feitas pela Igreja Católica, mas as ideias podem ser adaptadas caso você prefira.

Iniciará assim:

24/03 - DOMINGO DE RAMOS: 
Iremos à Missa e após a celebração, faremos em casa uma guirlanda de ramos verdes naturais para enfeitar a porta, indicando assim que a páscoa se aproxima. Também quero espalhar ramos verdes em vaso pela casa.

Imagens inspiradoras que achei no pinterest:


25/03 - SEGUNDA-FEIRA: 
Arrumar o cesto de Páscoa e criar o Jardim da Ressureição. 
Quero que ela participe de todas as etapas do seu cestinho, que ela saiba que será eu e o papai que iremos presenteá-la porque estamos felizes com a Ressurreição de Jesus. 

Pretendo colocar no cesto pouco chocolate, até porque ela não gosta muito, penso em fazer um misto de coisas que ela gosta, incluindo livros, que ela ama. 


O Jardim da Ressureição foi uma ideia que achei maravilhosa no grupo do facebook, e deixo umas imagem para inspirar. Ele é muito lúdico, interativo e concreto. As imagens falam por si.





26/03 - TERÇA-FEIRA 

Faremos Ovinhos de chocolate desta receita aqui, para presentear os primos e avós. O legal desta receita é que a massinha deve ficar com uma textura parecida com massinha de modelar do qual ela já está acostumada a manusear. Ainda não fiz.

27/03 - QUARTA-FEIRA: 
Fazer biscoitos de Páscoa para presentar junto com os ovinhos. Penso em fazer esta receita aqui da Dani do Blog Casa de Farinha, da qual a imagem também é dela, só que pretendo decorá-los com chocolate branco e confeitos. 


28/03 QUINTA-FEIRA SANTA: 
Vou preparar uma Ceia em casa com suco de uva e pão e fazer o lava pés com nossa família. Participar da Santa Missa.



29/03 - SEXTA-FEIRA SANTA: 

Participar da Santa Missa. Colocar a cruz com Cristo no jardim da ressurreição e rezar. Cobrir as imagens em casa (tenho duas imagens de Nª Srª em casa), explicar este gesto e manter um dia mais calmo e silencioso. A noite acender uma vela no jardim da ressurreição e contemplar com a família.



30/03 - SÁBADO DE ALELUIA: 

Arrumar as lembrancinhas com os biscoitos e ovinhos e explicar o dia. Enfeitar a casa à espera da Páscoa e ir à Missa. Colocar imagem do anjo, Maria e Jesus no jardim da Ressurreição.



31/03 - DOMINGO DE PÁSCOA: 

Iniciar o dia com um lindo café da manhã, enfeitando a mesa com a imagem de Jesus ressuscitado e com flores. 

Depois levar as lembrancinhas para os avós e tios que moram aqui perto.


Provavelmente almoçaremos na minha sogra, então depois do almoço quando o papai chegar do trabalho, faremos a CAÇA AO TESOURO DE PÁSCOA! 
Em outro post explico como ele vai funcionar.


Bom esse é meu projeto de Páscoa, não sei se ficará tão bonito quanto as imagens que me inspiraram, mas tenho certeza que será cheio de significados, sem dar ênfase ao coelhinho e aos chocolates e sim a JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR!

Convido você a se inspirar e criar ou copiar este projeto com seus filhos, alunos, catequizandos... Certamente vai marcar a fase em que eles se encontram e quanto maior eles forem maior poderá ser a participação deles no projeto.

Deixo aqui um link do site Pra Gente Miúda com muitas ideias para Páscoa e Páscoa Cristã:


IMPORTANTE: Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, entrem em contato! 
Posteriormente colocarei as minhas fotos de cada fase do Projeto.

4 comentários:

  1. Parabéns ! Que bela iniciativa e inspiração divina... É maravilhoso ver em nosso tempo esse exemplo de vida: mãe, missionária e seguidora das virtudes. Bendito seja o nome do Senhor pelas santas mulheres de hoje! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    Quanta coisa linda vc compartilhou, sim o significado é lindo e devemos ensinar pros nossos filhos...
    tenha uma semana abençoada...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Achei muito originais suas idéias!!!
    Muito bacana mesmo. Tenho um menino de 6 anos que tb estuda em uma escola montessoriana. Encontrei um Video muito fofo que mostra as criancas de forma bem ilustrativa o significado da Páscoa crista. Vou tentar colocar o link aqui.
    Bjs
    Vanessa

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!