Amigos

domingo, 23 de junho de 2013

Minha Horta - Quem planta colhe!


 Há muito tempo atrás eu fiquei encantada com as hortas da querida Jaqueline da comunidade Somos feitos do que Comemos, na época ainda no orkut.
Um dia resolvi literalmente colocar a mão na massa e fazer a minha própria horta, afinal tenho um enorme pátio pedindo para ser usado. E inspirada no meu avô paterno, o saudoso Vô Jovi, que sabia cultivar e amava esse oficio, tomei gosto e virou uma terapia...


As primeiras mudinhas...

O espantalho que eu e a Isabela fizemos...


E que deixou um ar gracioso no meu espaço...


Um colorido que ajudou a espantar as saracuras que vinham me visitar...


O progresso da hortinha, cada dia mais lindinha...


É muito bom acordar cedo e antes do café admirar o progresso sejam das mudas ou das sementes...


Simples, mas cheio de vida...


E foi uma honra poder colher os primeiros resultados do milagre da vida!


Neste pequeno espaço, tem couve, alface, rúcula, radite, beterraba, chuchu, curry, alecrim, hortelã, funcho, majerona, manjericão, abóbora de doce, pimentão, alho, chicória, cebolinha, salsa, orégano, tomates e salsão... Além da árvore de lichia. Pelo pátio tenho: boldo, melissa, poejo, malva, malva cheirosa, repolho, abóbora italia, abobrinha, tomilho...

É muito bom praticar a "hortoterapia", pois mexer na terra lidar com o progresso das plantas, cuidar, regar, e colher, tudo em seu tempo, é fantástico, uma terapia mesmo...

Gaste seu tempo em uma hortinha e suas energias serão renovadas, não precisa ter um espaço grande, até num vasinho dá, principalmente temperos. 
Visitem a página que me inspirou e se inspirem também...

6 comentários:

  1. Que linda horta e deve sem mesmo lindo, de perto, poder colher o que plantou! Lindas fotos!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Linda horta, também gosto de mexer na terra e colher as hortaliças do quintal!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Que saudades de passar no seu blog! Fiquei mais de duas semanas ausente do mundo bloguístico, pois estava me adaptando ao meu novo emprego, mas agora quero retomar minha vida de blogueira! Hoje tirei uma horinha pra visitar os blogs amigos e matar a saudade do seu blog.
    Nos veremos em breve, não vou sumir de novo...
    Ah, e tem post novo lá no meu blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. linda horta! uma dica: tens "giral", parreira em casa? a mãe planta aboboras e guia elas para subirem no giral que temos, aí ela faz uma "cama" para cada abobora que começa a crescer, para não cair e nem atrapalhar... é bom por conta do espaço, agora sobra um canteiro na horta! hehehe bjuuuus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que horta linda! Aqui em casa eu planejo faz tempo uma hortinha pra gente, tenho espaço no quintal mas tem que quebrar pra fazer. Quando eu conseguir concretizar vou voltar aqui pra pedir umas dicas. Fiquei muito feliz de ver meu blog na sua lista de favoritos, ele é novo e é bom saber que as pessoas estão gostando! O seu já esta nos meus feeds! Bjus!

    ResponderExcluir
  6. eu estou maravilhado de ver a sua horta e deixar o parabens pelos seus cuidados com ela e adoro tb hortoterapia e digo é coisa pra macho e a hortoterapia engrandece e alegra o nosso dia como vc disse acordar e ver os resultados do dia seguinte é fantastico. só preciso de espaço minha casa não da no momento mais deus ha de me ver e olhar pra mim e me mandara uma chacara e poderei investir minhas energias e conhecimentos e morar de boa depois dos 40...valeu tamos ai e otimas fotos...

    ResponderExcluir

Fico feliz que você esteve aqui! Sinta-se à vontade para deixar registrada esta visita, nem que seja um "Oizinho"!! Bjs que Deus lhe abençoe!